Gostar e tirar proveito da complexidade. O artigo da Harvard Business Review de 2011, “Embracing Complexity”, de Michael J. Mauboussin e Tim Sullivan, não poderia ser mais atual para o ambiente de negócios e, em particular, para o contexto da Publicidade, do Marketing e dos meios digitais. Inspirados na coordenação de um formigueiro, os autores destacavam três características fundamentais de modelos complexos adaptativos: existência de grupos distintos, interação entre esses grupos e criação de um resultado maior do que a soma individual das partes. E o artigo já mencionava a importância da diversidade nos grupos para construir melhores soluções.
Desde a fundação da Fbiz, há 25 anos, vivemos em um contexto de muita transformação e aumento de complexidade. No início dos anos 2000, com pouco mais de 40 profissionais, estávamos iniciando nosso repertório de comunicação digital, construindo websites e compreendendo o poder dos buscadores. Atualmente, nossas 400 pessoas colaboradoras estão imersas em campanhas criativas, implementação de estratégias de mídia de altíssima sofisticação, plataformas de marketing tech e, sim, muita propaganda online e offline. Somos, hoje, uma das maiores compradoras de mídia do Brasil e nutrimos relações a longo prazo com todos nossos clientes.
O segredo? Não fazemos nada de forma isolada. Nossas diferentes áreas têm autonomia na gestão, mantendo integração total entre si. Do ponto de vista prático, o próprio briefing muda ao longo do processo na agência. O que aparentava ser uma estratégia de mídia se transforma em uma abordagem de CX, da mesma forma que uma nova campanha em TV aberta ganha contornos em um novo aplicativo. A flexibilidade de lidar com estados contínuos de mudança é a peça-chave para prosperar em ambientes complexos.
Também interagimos com outras empresas nos modelos mais criativos possíveis. Sendo parte da WPP, maior grupo de comunicação do mundo, oferecemos produção digital especializada, alcançamos o estado da arte de mídia, com suporte da WPP Media Services, e atendemos alguns clientes em parceria com outras agências. E essas parcerias vão muito além: somos um hub que se conecta com criativos, designers, empresas de mídia e plataformas, em uma troca constante de saberes. O resultado final tem-se mostrado maior do que a soma de cada parte.
Se você se reconhece nessa situação, venha conversar com a gente, assim como já fazem, há tantos anos, nossos clientes que encaram a complexidade de frente: A.C. Camargo Cancer Center, Alana, Conta Black, Google Ads, Google Cloud, Instituto Maria da Penha, Jeep, Melitta, Ram, TOTVS, Visa e Warner.
Vamos conversar?